Fundamentalismo


"As alterações de caráter (personalidade) são padrões permanentes da conduta, inteiramente aceitáveis pelo indivíduo, porém fontes de conflito com outros. As causas podem ser, [...] em parte, emocionais ou devidas ao desenvolvimento. [...] O tratamento pode constituir de orientações e reeducação ou de psicoterapia em profundidade."*



Basicamente, descrito está o início de tudo para compreender como funciona a mente de um fundamentalista religioso, ou para nós brasileiros, um fanático! Eles existem em todo o mundo e em todas as religiões. Por mais que você, com suas crenças e ritos queira acreditar que não há fanatismo saiba que está errado. Sou enfático em dizer: Sempre há um fanático!Não penses tu que o que digo, falo por pensar em meu próprio eu. Também tenho minha 'religião', meu 'credo'. E estou ciente que existem os fanáticos. O recado é claro: Este tipo de pessoa precisa de uma única coisa. Tratamento psiquiátrico.Comprovadamente uma alteração de caráter e/ou personalidade, o fundamentalismo religioso leva o homem a atitudes impensadas, leva o homem a aprisionar-se em sua própria mente e dificilmente escapar da própria cilada.O fanatismo é tão perigoso que fruto dele existem guerras e mortes, que jamais poderão ser devidamente restauradas.Simplesmente digo. Não deixe de crer em teu Deus, só não perca a cabeça pelo teu deus!


*fragmento: SOLOMON, PHILIP, MD; PATCH, VERNON D., MD. Manual de Psiquiatria. SãoPaulo: Ateneu, 1975. Título II, Capítulo 17, 235 p.

Comentários

Lipe disse…
descrito está ?
para nos brasileiros?
penses tu?
o recado é claro?

"o fundamentalismo religioso leva o homem a atitudes impensadas, leva o homem a aprisionar-se em sua própria mente e dificilmente escapar da própria cilada. " gosto dessa parte deveria ter começado por ela.

Postagens mais visitadas deste blog

Penas Alternativas

Pleyel

O Sacrifício da Fé